O QUE É UM DOCUMENTÁRIO

 O documentário é o gênero do cinema que mais se aproxima do jornalismo eletrônico. Embora tenha como característica transformar o banal em espetáculo cinematográfico, não deixa de ser poético e subjetivo, carregando a marca de seu autor. Em outras palavras, apesar de ser uma produção em equipe, o documentário é de autoria do diretor do filme.

Como Produzir um documentário na escola

1a etapa: Definir como dos alunos funções.
 
Diretor: é o responsável pela equipe; precisa ter liderança.
Redator: redige o texto para o apresentador e para o repórter.
Repórter / narrador: faz entrevistas e narra o texto.
Diretor de arte: é o responsável pela criação musical e visual (logotipo, cenário, figurino do apresentador, trilha sonora).
Diretor de imagem e operador de câmera: é o responsável pela gravação.
 
2a etapa: Criar uma sinopse do documentário. (Sinopse é a história contada em poucas frases. Serve como ponto de partida para o autor e como cartão de visita do filme, no processo inicial de Captação de Recursos.)
 
3a etapa: Escrever o roteiro do documentário. (Roteiro é o texto técnico detalhado e descritivo. Serve para Levantamento das Necessidades de cada cena e como guia de filmagem. Por convenção os diálogos são escritos com travessão.)
 
4a etapa:fazer o storyboard do documentário. (Storyboard é o roteiro de filme cinematográfico ou de uma produção de vídeo ilustrado por imagens. Descrevê e mostra como será feito o Plano a ser filmado, a fala do narrador, o Diálogo da cena, enfim, mostra uma seqüência de planos que formam o filme.)
 
5a Etapa: Proceder à gravação.
 
6a etapa: Preparar uma edição. (A edição videocassete PODERÁ ser feita de forma caseira, utilizando-se de dois aparelhos e uma televisão. Se o grupo preferir e tiver recursos para isso, PODERÁ fazê-la em empresa especializada no assunto.)

Avaliação e autocrítica

A avaliação dessa seqüência didática pode ocorrer em diversos momentos e de diversos modos: pode-se Avaliar a participação da classe iniciais nos debates, seu interesse pelas oficinas de arte, uma participação do aluno em nenhum momento da Apreciação das obras, a competência do grupo relação ao acabamento da obra feita por eles, uma pesquisa plástica, seu apuro estético.
Especificamente em relação à atividade do documentário, o grupo é que Deverá ser avaliado, levando-se em conta o desempenho dos alunos quanto ao conteúdo do documentário e quanto à qualidade estética do filme. Você pode dar uma nota para os grupos e pedir a eles que um multipliquem pelo número de participantes. Depois Peça que distribuam entre eles o número obtido. Em geral, os alunos fazem uma auto-avaliação sincera. (Por exemplo: você Considerou que o trabalho de um grupo de cinco integrantes mereceu nota 8. Multiplique 8 por 5. Depois Peça aos alunos que distribuam entre eles a nota 40. Alguns pueden ficar com 10, outros com 7, Dependendo da avaliação automática do grupo.)

 http://www.moderna.com.br

CONHEÇA ALGUNS DOCUMENTÁRIOS

http://www.documentarios.org/video/listar/86/outros_temas/?categoria=14

CONHEÇA OUTROS DOCUMENTÁRIOS!

http://docverdade.blogspot.com.br/

 

 

 
Anúncios

»

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s