Elaboração de CARTAZES


Cartaz (também chamado pôster) é um suporte, normalmente em papel, afixado de forma que seja visível em locais públicos. Sua função principal é a de divulgar informação visualmente, mas também tem sido apreciada como uma peça de valor estético. Além da sua importância como meio de publicidade e de informação visual, o cartaz possui um valor histórico como meio de divulgação em importantes movimentos de caráter político ou artístico. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Cartaz)

Dicas importantes

O cartaz serve para motivar ou divulgar, para isso ele deve ser bem apresentado.

Atraente: as pessoas passam apressadas e só um cartaz interessante pode chamar-lhes a atenção.
Simples: para ser entendido rapidamente. A mensagem deve ser clara, breve, precisa. Tratar de um só assunto, eliminando o que não for essencial.
Ilustração: A ilustração deve ser auto-explicativa. Use apenas símbolos que se identifiquem facilmente com a mensagem.
Texto: poucas palavras, mas bem significativas e adequadas ao público alvo. A letra deve ser bem legível.
Cor: o cartaz deve apresentar cores vivas e contrastantes, exatamente para chamar a atenção do público.
Distribuição dos elementos: Texto e gravura devem ser distribuídos de forma agradável, requer-se, então:
Harmonia: se apresenta uma coisa pesada, uma carga de caminhão, por exemplo, a letra não pode ser muito delicada, nem as cores muito suaves. Se apresenta algo delicado, perfume, por exemplo, levará cores mais vivas e letras mais finas.
Unidade e ritmo: todos os elementos devem estar em concordância entre si, e ter a sua importância na transmissão da mensagem central. A posição das figuras é muito importante. Elas devem sempre estar voltadas para o centro visual dirigindo o olhar do público para a mensagem. Se voltadas para as margens, dispersam a atenção.
Foco: entre várias coisas, destacar aquilo que quer dar mais importância, indicando-o pelo tamanho, posição, cor, forma.
Balanço ou equilíbrio: é a disposição dos elementos de forma a equilibrar o espaço do cartaz. Não colocar tudo num canto, ou tudo no meio.
(Revista Família Cristã, 11/1974, p. 62)

Produção de Cartazes

Observe os seguintes critérios na produção de cartazes:

• Tamanho: o tamanho mínimo para um cartaz é o de uma cartolina e deverá ter um espaçamento de 3 cm entre as bordas e o conteúdo. Não é necessário fazer margem no cartaz.
• Título: os títulos, normalmente, são escritos com letras grandes e com cores fortes para chamar a atenção. Pode ter um destaque com relação ao restante do texto do cartaz.
• Textos: os textos usados em cartazes são curtos ou em tópicos. Eles são divididos em blocos menores. A idéia é transmitir algumas informações de maneira rápida e objetiva.
• Palavras Chaves: colocar em destaque as palavras chaves para chamar a atenção do assunto apresentado no cartaz.
• Desenhos, fotos ou imagens: esses recursos têm como objetivo ilustrar as informações, tornando o cartaz mais atraente, estando sempre integrado ao conteúdo.
• Tenha bom senso na escolha das figuras (prefira imagens grandes e visíveis ao espectador).
• Uso de cola: ao usar cola para fixar as imagens no cartaz, lembre-se de limpar as bordas das figuras. Nunca deixar pontas soltas e sem colar.
• Referência: pode aparecer em destaque menor, mas não deve deixar de ser escrita no cartaz.
• Cores: usar no máximo três cores. Evitar cores claras, como: amarelo, verde limão ou similares.
• Linhas de Suporte: sempre que for necessário o uso de linhas como suporte para auxílio na hora de escrever o texto, lembre-se de riscá-las a lápis sem pressionar muito para evitar marcas, apagando ao término da escrita.
• Esboço: antes de colar ou escrever, faça um esboço ou uma montagem prévia do seu cartaz para evitar rasuras ou borrões.
• Rasuras: não serão permitidos rasuras e borrões nos cartazes.
• Revisão: Sempre fazer uma revisão do texto.

Em suma, o seu cartaz deverá seguir os passos abaixo, sempre levando em consideração os critérios na produção.

http://www.machadodeassis.com.br/downloads/producao_de_cartazes.doc

ALGUNS MODELOS DE CARTAZ – POSTER




Imagens:
http://www.google.com.br